dc.contributor.advisor | Madruga, Sérgio Rossi | |
dc.creator | Cavalheiro, Fabiane Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2016-04-06T15:26:28Z | |
dc.date.available | 2016-04-06T15:26:28Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1445 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to present practices Internal Control System in the Brazilian public management and the consequences of lack of standardization in methodological and organizational structures of the organs responsible for internal control, as well as the importance of its strengthening, as a more effective control of public administration assumes the existence of sound institutions and prepared them to act with independence, competence, transparency and partnership to fulfill this mission, in particular the fight against corruption. The survey used as a type of study is exploratory and technical literature, research sites, such as the Audit Courts of the States, Court of Audit (TCU) and National Council of the Board of Control of Internal States, Federal District and Municipalities of the Capital (CONAC). The approach is qualitative. Considering the results of the analysis showed that the organs of internal control does not follow a pattern in their structures and forms of action and does not have the necessary technical independence and equality to ensure the proper use of public resources, it is proposed the regulations of Article 74 Federal/88 the Constitution in order to establish career audit and establish the level of binding of the organs of internal control, and make them central units and permanent state, like the prosecutors. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Padronização | por |
dc.subject | Gestão pública | por |
dc.subject | Prevenção e combate à corrupção | por |
dc.title | A importância de padronizar e fortalecer o sistema de controle interno da gestão pública para prevenção e combate à corrupção | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste artigo é apresentar práticas de Sistema de Controle Interno na gestão pública brasileira e as conseqüências da ausência de padronização nas estruturas organizacionais e metodológicas dos órgãos responsáveis pelo controle interno, bem como, a importância de seu fortalecimento, pois uma atuação mais eficaz do controle da gestão pública pressupõe a existência de instituições sólidas e preparadas que possam agir com independência, competência, transparência e parceria para o cumprimento dessa missão, em especial o combate à corrupção. A pesquisa utilizada como forma de estudo foi do tipo exploratória e técnica bibliográfica, pesquisas em sítios, como Tribunais de Contas dos Estados, Tribunal de Contas da União (TCU) e Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios das Capitais (CONACI). A Abordagem é qualitativa. Diante dos resultados da análise que mostraram que os órgãos de controle interno não seguem um padrão nas suas estruturas e formas de atuação e não tem a independência e isonomia técnica necessária para zelar pela boa aplicação dos recursos públicos, propõe-se a regulamentação do artigo 74 da Constituição Federal/88 visando, estabelecer carreira de auditoria e estabelecer o nível de vinculação dos órgãos de controle interno, bem como torná-los unidades centrais e permanentes de estado, a exemplo das procuradorias. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |