Gestão escolar democrática a partir do PPP, PDE e conselho escolar
Resumo
Diante do estudo percebe-se que a gestão escolar é essencial para o
fortalecimento da escola e para a melhoria dos resultados educacionais. Conforme a
legislação esta deve ser democrática e participativa e como vimos em todo o estudo
isso representa um desafio que requer o estabelecimento de mecanismos legais e
institucionais que deverá promover a organização de todo o processo com a
participação social, pois o verdadeiro processo democrático requer
responsabilidades coletivas, discussões e definições de prioridades e metas para o
benefício e sucesso educacional. O trabalho em estudo focalizou a gestão, através
dos três instrumentos importantíssimos que são o Projeto Político Pedagógico, o
PDE Escola e o Conselho Escolar os quais, sendo bem utilizados podem fazer com
que a gestão escolar seja de fato democrática.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Itens relacionados
Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.
-
Dos primeiros escritos sobre administração escolar no Brasil aos escritos sobre gestão escolar: mudanças e continuidades
Drabach, Neila Pedrotti (2009-01-26)Frente às mudanças que se instauram no âmbito educacional, faz-se necessário refletir sobre o campo em que se dão tais inovações a fim de compreender e atuar nestes espaços de forma consciente. Neste sentido, esta pesquisa ... -
A gestão escolar democrática na educação infantil: desafio para toda a comunidade escolar
Agatti, Dália Luana Kolling (2012-12-01)A Educação Infantil e a infância em si nem sempre foram vistas como uma etapa importante na vida dos seres humanos, muitas foram as lutas para um merecido reconhecimento de sua importância. Pensar em Educação Infantil no ... -
Conselho escolar: participação da comunidade escolar na construção da gestão democrática da Escola Estadual de Ensino Fundamental Mario Deluy, São Sepé - RS
Bolzan, Roselaine Neves (2005-03-31)Este trabalho é o resultado do projeto elaborado para a seleção ao Curso de Pós-Graduação- Nível de Especialização- em Gestão Educacional do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisamos a função ...