Gestão democrática do ensino público
Resumo
Esta monografia analisa a construção de uma liderança democrática na gestão
escolar, visando contribuir nas discussões que permeiam a busca por uma
democratização efetiva das escolas públicas, partindo da hipótese de que os
gestores das escolas públicas no Tocantins têm autonomia que precisam para
gerenciar a escola, promovendo uma gestão participativa com o envolvimento
da comunidade escolar e da comunidade local. Esta requer um posicionamento
da comunidade escolar comprometida com a educação dos nossos cidadãos.
Para tanto a metodologia partiu das análises dos dados da pesquisa de campo,
incluindo leituras e debates de textos sobre a gestão escolar e a construção de
lideranças democráticas, com importantes relatos de autores a fim de
compreender como vem desenvolvendo as habilidades que qualificam os
gestores escolares como competentes e eficazes para desenvolver uma gestão
com êxito. Este traz algumas informações para educadores, educando e
comunidade em geral, principalmente as responsáveis pela educação formal,
para melhor integrá-los em atividades conscientes da importância da
construção de lideranças democráticas promovendo assim uma educação de
qualidade, e compromentendo-os na formação de uma nova sociedade. Onde
todos têm os mesmos direitos e acesso aos saberes acadêmico. A metodologia
utilizada foi à pesquisa bibliográfica, visando fazer uma revisão sistemática de
literatura para conseguir um embasamento teórico através de autores
renomados como: Içami Tiba, Dourado, Luck, Werneck, Valériem e Dias,
Libâneo, Paro, Bennis, Senge e entre outros.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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