História da matemática em atividades didáticas: uma proposta de trabalho para o sexto ano do ensino fundamental
Resumo
O objetivo deste trabalho é mostrar através da elaboração de atividades
didáticas utilizando a História da Matemática, as possibilidades reais de se utilizar a
mesma como estratégia de ensino e aprendizagem da Matemática visando auxiliar o
professor de Matemática em sala de aula. Para fundamentar este trabalho foi feita
uma pesquisa em livros, teses, dissertações e artigos que falam sobre o tema.
Muitos pesquisadores em Educação Matemática acreditam que a História da
Matemática é um recurso útil e viável para tornar as aulas de Matemática mais
agradáveis e propiciar assim um ambiente favorável a aprendizagem dos conteúdos
ministrados. A série escolhida para o desenvolvimento das atividades didáticas foi o
sexto ano do ensino fundamental II ― antiga quinta série. Foram selecionadas
algumas atividades que possibilitassem aliar História da Matemática com os
respectivos conteúdos de exigência da série. O trabalho está dividido em quatro
capítulos: Objetivos, metodologia e referencial teórico da pesquisa; Motivações para
o uso da História da Matemática em atividades didáticas; Considerações sobre o
Primeiro Estudo da tese de Antônio Miguel (1993): a História e o ensinoaprendizagem
da Matemática e descrição das atividades didáticas.
Coleções
- Educação Matemática [27]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: