Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZambon, Luciana Bagolin
dc.creatorMora, Thaís Cardoso
dc.date.accessioned2018-10-09T15:36:58Z
dc.date.available2018-10-09T15:36:58Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14502
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractEste trabajo enfoca la participación del profesor en la Gestión Escolar Democrática. Su objetivo principal es comprender como se efectiva en la práctica la participación de los profesores en el proceso de democratización en la escuela. Más específicamente, buscamos responder el siguiente problema de pesquisa: De que formas se da la participación de los profesores en la gestión escolar democrática? Para responder esta cuestión de la pesquisa, que permea la participación de los profesores en la gestión democrática escolar, fueron propuestos los siguientes objetivos específicos: Caracterizar de que formas ocurre la participación de los profesores en reuniones con la dirección de la escuela; Comprender como se efectiva el proceso de democratización de la gestión escolar; Analizar la perspectiva del profesor en la tomada de decisiones en la escuela. Para tanto, fue realizada una pesquisa con profesores de la red estadual de la ciudad de Santana do Livramento, mediante la utilización de cuestionarios. En el total, 12 profesores actuantes en 03 escuelas respondieron al cuestionario. Por el análisis de las informaciones colectadas, pudimos afirmar que los profesores son participativos y activos en el ámbito pedagógico y se sienten más seguros en opinar en las reuniones. Pero, en lo que se habla sobre la tomada de decisiones, pudimos verificar que ellos no se consideran participantes activos, seguros y confiantes en opinar.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectParticipação dos professorespor
dc.subjectEscolas de educação básicapor
dc.subjectGestión escolarspa
dc.subjectParticipación de los profesoresspa
dc.subjectEscuelas de educación básicaspa
dc.titleA participação dos professores na gestão escolar democráticapor
dc.title.alternativeLa participación de los profesores en la gestión escolar democráticaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho focaliza o estudo da participação dos professores na Gestão Escolar Democrática. Seu objetivo principal é compreender como se efetiva na prática a participação dos professores no processo de democratização da escola. Mais especificamente, buscamos responder o seguinte problema de pesquisa: De que formas se dá a participação dos professores na gestão escolar democrática? Para responder a questão da pesquisa, que permeia a participação dos professores na gestão democrática escolar, foram propostos os seguintes objetivos específicos: Caracterizar de que formas ocorre a participação dos professores em reuniões com a direção da escola; Compreender como se efetiva o processo de democratização da gestão escolar; Analisar a perspectiva do professor na tomada de decisões da escola. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com professores da rede estadual da cidade de Sant´Ana do Livramento, mediante a utilização de questionários. No total, 12 professores atuantes em 03 escolas responderam ao questionário. Pela análise das informações coletadas, podemos afirmar que os professores são participativos e ativos no que diz respeito ao âmbito pedagógico e se sentem mais seguros em opinar nas reuniões. Porém, no que diz respeito à participação deles na tomada de decisões, pudemos verificar que eles não se consideram participantes ativos, seguros e confiantes em opinar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto