Óleo de resíduo polimérico do tipo polipropileno como combustível alternativo para motores do ciclo diesel
Resumo
O presente trabalho apresenta a metodologia de caracterização do óleo produzido da pirólise do
Polipropileno (PP) descartado como Resíduo Sólido Urbano (RSU), visando o seu uso como
combustível alternativo para motor ciclo diesel. Amostras de PP pellet e PP pós–uso foram
caracterizadas por degradação térmica com Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) e Análise
Termogravimétrica (TGA) para se estabelecer um comparativo entres as amostras e determinar uma
faixa adequada de parâmetros para a realização dos ensaios de pirólise, tais como a temperatura da
pirólise, o tempo de reação da pirólise, a taxa de aquecimento e a vazão de nitrogênio. Amostras do
óleo de PP pós–uso, obtido nos ensaios de pirólise em um reator batelada, foram purificadas através
do processo de adsorção com carvão ativado com o auxílio de filtração a vácuo, no intuito de diminuir
o material particulado e a intensa coloração presente neste óleo. A caracterização do óleo de PP pósuso
purificado foi dividida em duas etapas: uma envolvendo a técnica de Espectroscopia de
Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR) e a Cromatografia Gasosa acoplada com
Espectrometria de Massa (GC-MS), na qual uma comparação deste óleo com o combustível diesel
S10 comercial foi realizada, e outra que envolveu os ensaios de densidade, viscosidade, pH e poder
calorífico. Os resultados da caracterização obtidos para o óleo de PP pós-uso purificado forma muito
similares ao obtidos para combustível diesel S10 comercial, demonstrando que este óleo possui
característica de óleo combustível podendo, desta forma, ser usado como combustível sintético em
um motor de combustão interna ciclo diesel. Isto também possibilita a retirada de parcela do polímero
PP, classificado como RSU, do descarte ao meio ambiente.
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