O papel do coordenador pedagógico frente à indisciplina escolar
Visualizar/ Abrir
Data
2011-09-16Autor
Rodrigues, Tanizie Helena de Vargas Callegaro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, acrescida de uma pesquisa
de campo, que teve por objetivo analisar os problemas da indisciplina escolar, sob a
óptica do coordenador, buscando verificar o seu papel frente a essa problemática.
Para isto foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta e análise de dados:
revisão bibliográfica e um questionário com coordenadoras pedagógicas. Através
desta pesquisa buscamos subsídios que respondam a questões referentes à
problemática indisciplinar, apresentada nas duas escolas investigadas, sob a ótica
da coordenação pedagógica. Considerando as colocações das coordenadoras,
aliadas a realidade das escolas analisadas e, também, à literatura existente, verificase
a importância do papel do coordenador pedagógico enquanto articulador do
processo pedagógico. Também, verificou-se que, os problemas disciplinares são
reais, e surgem por inúmeras razões descritas ao longo do trabalho, contudo cabe a
escola, em especial á coordenação pedagógica, conscientizar os professores de que
é preciso desenvolver e programar novas formas de ensinar, a partir de uma prática
baseada em princípios que considerem o educando como o foco primordial da
aprendizagem, pois somente assim atingir-se-á o objetivo rela da educação, e os
problemas disciplinares, com certeza, se dissiparão.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: