O papel da escola frente ao bullying
Resumo
Bullying é um fenômeno social em que uma pessoa ou grupo tenta ferir ou controlar outra de forma prejudicial. É um comportamento ligado à agressividade física, verbal e psicológica e, embora possa acontecer em todos os lugares e atinja todas as classes econômicas, é mais facilmente detectado no âmbito escolar. Tal prática passa muitas vezes despercebida pelos professores ou é configurada simplesmente como “brincadeiras de mau gosto”, algo “próprio da idade”. O objetivo deste trabalho foi o de verificar a ocorrência do fenômeno Bullying numa escola pública, relacionar os dados apurados aos casos existentes na literatura e apontar aos gestores escolares possíveis medidas a serem tomadas quando há incidência do fenômeno nas escolas. Os dados da pesquisa foram apurados em questionários aplicados a cem alunos do ensino fundamental (5.ª a 8ª séries) de uma escola pública estadual no município de Soledade/RS e referem-se ao ano letivo de 2009. Os resultados foram avaliados e analisados a partir da realidade em que tais situações de violência acontecem. Ainda, apresentam-se algumas sugestões dos alunos entrevistados como forma de se prevenir e/ou amenizar as situações de prática do Bullying no ambiente escolar. Neste processo, é importante ressaltar o papel fundamental da escola e da família em buscar formas de prevenir e minimizar esse problema, no ambiente escolar, não apenas deixando a responsabilidade nas mãos dos professores.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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