A gestão escolar em escolas municipais de Santa Maria - RS
Resumo
A escola como instituição social, deve ser administrada a partir de suas especificidades, ou seja, uma organização dotada de responsabilidades e particularidades que dizem respeito à formação humana por meio de práticas políticas, sociais e pedagógicas. O presente estudo realizado no ano de 2012 tem como objetivo verificar como se dá a Gestão Escolar e as principais dificuldades enfrentadas em seu cotidiano. Como metodologia utilizou-se do estudo de caso, tratando-se de uma pesquisa exploratória descritiva de natureza qualitativa, com entrevista destinada a direção de três escolas municipais de ensino fundamental localizadas no município de Santa Maria/RS. Os resultados destacam a importância da gestão democrática para a qualidade do ensino e mostram que, embora já tenham acontecido significativos avanços, ainda existe a necessidade de aprofundar a compreensão em torno da temática, ampliar os espaços de discussão buscando a participação de todas as partes interessadas, condição fundamental para a melhoria da qualidade na educação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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