Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores na modalidade normal em nível médio: desafios para a construção do projeto pedagógico e regimento escolar
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Data
2012-11-30Autor
Rosa, Ilhana de Lima Rodrigues da
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Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a presença dos princípios
norteadores propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de
professores na Modalidade Normal em Nível Médio (Parecer CNE/CEB 01/99 e
Resolução CNE/CEB 02/99) no Projeto Pedagógico e no Regimento Escolar do
Curso Normal do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura –
Cachoeira do Sul/RS. O IEEJNF – Escola Normal pública de Cachoeira do Sul - tem
grande representatividade no cenário educacional do interior do Estado do Rio
Grande do Sul, pois se responsabiliza pela formação docente em nível médio há 83
anos. Os documentos foram analisados à luz das teorias sobre Gestão Democrática,
possibilitando entender o Projeto Pedagógico como expressão de autonomia da
escola, com caráter dinâmico e coletivo, demonstrando a preocupação da
comunidade escolar com o destino dos alunos, da escola e da sociedade; e o
Regimento Escolar com a finalidade de construir uma escola pública para todos,
com regras enraizadas teoricamente, pautadas na legitimidade e não apenas em
determinações burocráticas, configurando-se como documentos aliados na
construção coletiva de uma escola de qualidade. O estudo sofreu influências das
pesquisas bibliográfica e documental, procurando novas formas de compreender os
fenômenos e produzir novos conhecimentos, mostrando como estes têm sido
desenvolvidos nas instituições escolares. Os documentos analisados estão escritos
de forma clara e objetiva, pautados na legislação educacional, mostrando
nitidamente a influência das Diretrizes Curriculares Nacionais para que as escolas
de formação de professores desenvolvam ações educativas que garantam o acesso
e permanência de todos os alunos, com práticas coletivas de diálogo com a
comunidade escolar, primando pela justiça social, igualdade, solidariedade. As
experiências, realidades e saberes dos alunos fazem parte da relação entre teoria e
prática consciente e transformadora, garantindo que seus alunos e professores
sejam agentes da valorização da vida com qualidade social e dignidade humana.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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