Gestão educacional: a inclusão de autistas no contexto escolar
Resumo
Diante de um contexto de inclusão, a escola depara-se com diferentes demandas, tendo de atender cada sujeito de acordo com suas “limitações e diferenças” e oportunizar a participação destes no processo de ensino-aprendizagem, como qualquer outro aluno, em acordo com os dispositivos legais vigentes. Logo, dentre os sujeitos assistidos pelas premissas de inclusão escolar estão os alunos portadores de autismo uma síndrome que a cada dia, vem recebendo maior número de diagnósticos. Sendo assim, as concepções de Gestão Educacional passam a fazer parte deste panorama, tendo papel fundamental no decorrer do processo de inclusão escolar. Neste sentido, apresento neste trabalho, que se insere na linha de pesquisa de Gestão da Organização Escolar, as percepções dos gestores educacionais frente ao processo de inclusão de crianças autistas no contexto escolar. Sendo assim, tem-se como objetivo principal: Compreender os desafios e as potencialidades encontradas pelos gestores educacionais do município de Passo Fundo frente à inclusão de autistas na rede regular de ensino, considerando a atual proposta de Gestão Educacional. A pesquisa de caráter qualitativo tem como base e como instrumento de coleta de dados a entrevista de prática reflexiva (SZYMANSKI, 2004), buscando localizar aspectos que venham ao encontro dos objetivos do trabalho. A análise dos dados coletados baseou-se nos pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Como referenciais teóricos para a análise utilizou-se autores como: Lück (2001), Revière (1995), Mantoan (2001), Carneiro (2007), entre outros. Cabe ressaltar que a inclusão de autistas na escola vem sendo percebida, pelos gestores, como fator extremamente positivo, pois através desta, as crianças são capazes de viver e conviver com as diferenças, respeitando os limites e características de cada sujeito. No entanto, para que as premissas da inclusão escolar possam ser desenvolvidas e cumpridas, desafios são encontrados em torno desta trajetória, os quais vêm sendo ultrapassados e repensados pela comunidade escolar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: