Firewall Defense: um jogo sério colaborativo
Resumo
Com a expansão dos jogos educacionais, novas alternativas estão sendo pesquisadas
para melhorar a aprendizagem. Entre elas encontram-se os jogos colaborativos, os quais buscam
envolver todos os participantes, a fim de estabelecerem uma negociação em prol do grupo, para
cumprir tarefas e/ou objetivos. Considerando esta questão, o presente trabalho apresenta um
jogo sério colaborativo, cuja meta é proporcionar a colaboração, levando em consideração os
requisitos necessários para que ela de fato aconteça, estimulando, assim, o engajamento dos
estudantes e contribuindo para que os mesmos obtenham um melhor aproveitamento do
conteúdo e possam aprimorar e/ou desenvolver suas habilidades cognitivas. No intuito de
validar a proposta aqui descrita, foi desenvolvido um protótipo, no formato multiplayer,
levando em consideração alguns requisitos importantes para promover a colaboração, de acordo
com o Modelo 3C de Colaboração, tais como: comunicação, definição de papéis/funções,
cooperação, tomada de decisões, visão de jogo, definição de objetivos, entre outros. O referido
protótipo foi aplicado e avaliado junto a um grupo de estudantes da área de Computação, sendo
que, para a avaliação, além da análise dos dados gerados pelo protótipo, foi utilizado um
questionário, dividido em três partes: perfil do usuário, análise do jogo e análise da
colaboração. Os resultados da análise demostram indícios de que a proposta apresentada tem
um grande potencial como ferramenta de colaboração e aprendizagem, incitando, também, o
engajamento dos alunos na troca e/ou busca de conhecimentos.
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