Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMussoi, Eunice Maria
dc.creatorCorteze, Eunice Dalcin
dc.date.accessioned2016-04-11T15:42:06Z
dc.date.available2016-04-11T15:42:06Z
dc.date.issued2012-11-23
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1469
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractTechnologies such as social products, are included in education and are used by teachers and students during the process of teaching and learning. Mobile devices especially cell, also came to this school and even against the law, became inseparable adjunct of the student's second decade of this century. This paper investigates the level of presence of mobile devices in the classroom, viewing and possible contributions to what extent this tool favors or no education. This is a bibliographic research, qualitative and quantitative, reinforced a questionnaire for teachers and high school students first and third year of public school. The results indicated that the cell is a pedagogical tool that rich and, to the extent that goes to the classroom, teaching challenges the knowledge, pedagogical practice changes, improves the performance of students in class allows streamline the time and interferes with quality of individual or collective learning, and suggest a legal adequacy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCelularpor
dc.subjectDispositivos móveispor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.titleTecnologia educacional: dispositivos móveis na educaçãopor
dc.title.alternativeEducational technology: mobile devices in educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoAs tecnologias, como produtos sociais, estão inseridas na educação e são utilizadas por professores e alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. Os dispositivos móveis especialmente o celular, também chegaram às escolas e este, mesmo contra a legislação, tornou-se acessório inseparável do estudante da segunda década do século XXI. Este artigo busca investigar o nível da presença de dispositivos móveis na sala de aula, visualizando possíveis contribuições e em que medida essa ferramenta favorece ou não a educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e quantitativa, reforçada de um questionário para professores e alunos do Ensino Médio de primeiro e terceiro ano de uma escola pública estadual. Os resultados indicaram que o celular é um instrumento pedagógico rico e que, na medida em que vai para a sala de aula, desafia o conhecimento docente, altera a prática pedagógica, melhora o desempenho dos estudantes na aula, permite dinamizar o tempo e interfere na qualidade da aprendizagem individual ou coletiva, além de sugerir uma adequação legal.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples