dc.contributor.advisor | Mussoi, Eunice Maria | |
dc.creator | Corteze, Eunice Dalcin | |
dc.date.accessioned | 2016-04-11T15:42:06Z | |
dc.date.available | 2016-04-11T15:42:06Z | |
dc.date.issued | 2012-11-23 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1469 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | Technologies such as social products, are included in education and are used by teachers and students during the process of teaching and learning. Mobile devices especially cell, also came to this school and even against the law, became inseparable adjunct of the student's second decade of this century. This paper investigates the level of presence of mobile devices in the classroom, viewing and possible contributions to what extent this tool favors or no education. This is a bibliographic research, qualitative and quantitative, reinforced a questionnaire for teachers and high school students first and third year of public school. The results indicated that the cell is a pedagogical tool that rich and, to the extent that goes to the classroom, teaching challenges the knowledge, pedagogical practice changes, improves the performance of students in class allows streamline the time and interferes with quality of individual or collective learning, and suggest a legal adequacy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Celular | por |
dc.subject | Dispositivos móveis | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.title | Tecnologia educacional: dispositivos móveis na educação | por |
dc.title.alternative | Educational technology: mobile devices in education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | As tecnologias, como produtos sociais, estão inseridas na educação e são utilizadas por professores e alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. Os dispositivos móveis especialmente o celular, também chegaram às escolas e este, mesmo contra a legislação, tornou-se acessório inseparável do estudante da segunda década do século XXI. Este artigo busca investigar o nível da presença de dispositivos móveis na sala de aula, visualizando possíveis contribuições e em que medida essa ferramenta favorece ou não a educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e quantitativa, reforçada de um questionário para professores e alunos do Ensino Médio de primeiro e terceiro ano de uma escola pública estadual. Os resultados indicaram que o celular é um instrumento pedagógico rico e que, na medida em que vai para a sala de aula, desafia o conhecimento docente, altera a prática pedagógica, melhora o desempenho dos estudantes na aula, permite dinamizar o tempo e interfere na qualidade da aprendizagem individual ou coletiva, além de sugerir uma adequação legal. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |