Tecnologia educacional: dispositivos móveis na educação
Resumen
As tecnologias, como produtos sociais, estão inseridas na educação e são utilizadas por professores e alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. Os dispositivos móveis especialmente o celular, também chegaram às escolas e este, mesmo contra a legislação, tornou-se acessório inseparável do estudante da segunda década do século XXI. Este artigo busca investigar o nível da presença de dispositivos móveis na sala de aula, visualizando possíveis contribuições e em que medida essa ferramenta favorece ou não a educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e quantitativa, reforçada de um questionário para professores e alunos do Ensino Médio de primeiro e terceiro ano de uma escola pública estadual. Os resultados indicaram que o celular é um instrumento pedagógico rico e que, na medida em que vai para a sala de aula, desafia o conhecimento docente, altera a prática pedagógica, melhora o desempenho dos estudantes na aula, permite dinamizar o tempo e interfere na qualidade da aprendizagem individual ou coletiva, além de sugerir uma adequação legal.