Educação do campo: o projeto político pedagógico na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Sebastião em Crissiumal - RS
Resumo
A educação do campo em muitos casos e em diferentes contextos brasileiros vem sendo tratada de maneira generalizante, sem considerações em relação as suas especificidades, porém, ela precisa receber um olhar diferenciado e sem (pré) conceitos e emergir suas práticas a partir de um Projeto Político Pedagógico específico para cada comunidade e realidade como destaca a LDBEN 9394/96. Tendo como tema de pesquisa a Educação do Campo, buscamos refletir sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Sebastião, situada na localidade de São Sebastião Crissiumal, região noroeste do Rio Grande do Sul, efetivado pela Gestão Escolar e a adequação deste projeto à educação do campo. Para tanto, realizamos um estudo sobre a realidade do Projeto Político Pedagógico a efetividade da Gestão Escolar em relação ao projeto e a discussão sobre a educação do campo a fim de atender a problematização. Esta pesquisa parte de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. Após a análise, realizada com o documento em mãos, desde a introdução até a conclusão, percebeu-se que o projeto em questão está fora de contexto, construído por ciclos de formação no ano de 2011, e a escola trabalha de forma seriada. Sua organização está em desacordo às especificidades da escola e a avaliação está em desalinho com o currículo em desenvolvimento. Por fim, a pesquisa possibilitou constatar sobre a importância da instituição escolar possuir um Projeto Político Pedagógico adequado à realidade na qual está trabalhando e com a singularidade onde a comunidade escolar esteja inserida oportunizando assim um vínculo mais próximo entre escola e comunidade escolar, pois estes estarão identificados através dos mesmos objetivos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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