Gestão e inclusão: o contexto de duas escolas municipais de Jaguari/RS
Resumo
Este trabalho teve como objetivo geral compreender a contribuição da gestão escolar para a inclusão dos alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais em duas escolas municipais de Jaguari/RS, sendo uma escola de educação infantil e uma escola de ensino fundamental. Nesse contexto, pretendeu-se identificar as estratégias postas em ação pela gestão escolar frente ao movimento de inclusão desse público na escola comum. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa de cunho qualitativo e como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionário semiestruturado e o Projeto Pedagógico das escolas. O questionário foi respondido por dois diretores e duas coordenadoras pedagógicas, representantes da equipe gestora de duas escolas municipais de Jaguari/RS. Para a escrita do trabalho foram utilizados como aportes teóricos a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e estudos referentes à Gestão Escolar e Educação Especial. Dentre os autores que embasaram a escrita estão Caregnato (2006), Mutti (2006), Gadotti (2004), Glat (2012), Antunes (2012), Gonçalves (2015), Libâneo (2004), Luck (2006), Mendes (2014), Vilaronga (2014), Zerbato (2014), Milanesi (2012), Silva (2009) e Yin (2001). A partir dos dados obtidos foi possível identificar que os participantes da pesquisa possuem pouco conhecimento em relação ao contexto da Educação Especial e que possuem dúvidas quanto ao como promover a inclusão na escola. Assim foi possível compreender que é necessário um trabalho de esclarecimento quanto ao serviço de Educação Especial nas duas escolas, bem como o papel, funcionamento e organização do AEE e o público alvo a ser atendido por essa modalidade de ensino.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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