Contribuições da gestão escolar democrática para prevenção do bullying na escola
Resumo
O presente estudo tem como objetivo geral contribuir com a sugestão de ações democráticas para prevenir e erradicar o bullying no ambiente escolar. Nesse trabalho, foram discutidas as ideias dos autores LÜCK (2013); HORA (1994); LIBÂNEO (2006), VEIGA (2002) e FANTE (2005). Enquadrada na tipologia de estudo de caso descritivo (YIN, 2010), ocorreu por meio de uma abordagem quali-quantitativa, realizada numa escola municipal na cidade de Vera Cruz-RS, no ano de 2018. Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário fechado com 12 professores e 01 diretor integrantes da escola pesquisada. Como resultado, percebeu-se que os educadores entendem a gravidade do problema, mas ainda não conhecem bem o perfil e o histórico escolar de cada estudante e, com isso, não sabem ou não conseguem sugerir medidas efetivas que contribuam com a diminuição dos casos de bullying sucedidos no ambiente educacional. Conclui-se que o trabalho coletivo, comprometido e participativo no espaço escolar é a base para o início da prevenção e erradicação do bullying. A condição básica para que o bullying seja reduzido nas escolas é que sejam adotadas políticas antibullying pautadas no desenvolvimento de um trabalho contínuo e de uma gestão comprometida com os princípios democráticos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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