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dc.contributor.advisorFoletto, Denize da Silveira
dc.creatorMorin, Lucila Pereira
dc.date.accessioned2018-11-07T10:17:50Z
dc.date.available2018-11-07T10:17:50Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14764
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present work is part of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subproject Pedagogy/Initial Years of the Federal University of Santa Maria (UFSM). The objective is to understand the contribution that the work developed by the PIBID/Pedagogy/Initial Years grant holder brings to the initial formation of the pedagogue, with a view to school management. The research is characterized as qualitative, of the type Observational Case Study (BOGDAN; BIKLEN, 1994), and has as instrument of data acquisition participant observation, the oral and written reports of the grant holders group. As a theoretical option to base this study, we chose the authors RAMOS, FERNANDES and SARTURI (2012); LIMA, SARTURI AND SILVA (2018); FREIRE (2002; 2005); GADOTTI (2003); VIEIRA (2002; 2007); DOCUMENTOS LEGAIS (BRASIL 1988, 1996); PARO (2005); and NÓVOA (2011). As a result, it was verified that the work developed in the PIBID/Pedagogy/Initial Years enables grant holders to reflect-action-reflection (RAMOS; FERNANDES; SARTURI, 2012) about the reality lived and, therefore, contributes significantly to the initial formation of the pedagogue. Wherefore, it is concluded that it is possible to characterize the PIBID/Pedagogy/Initial Years as a potentiator of formative experiences, therefore since it encourages in all the participants the understanding of the importance of a management based on the dialogue, the participation, the definition of roles within the team, building links between the group, schools and university.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectIniciação à docênciapor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectInitiation to teachingeng
dc.subjectInitial formationeng
dc.titleA formação do pedagogo(a) no contexto do PIBIDpor
dc.title.alternativeThe formation of the pedagogue in the context of PIBIDeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho insere-se no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia/Anos Iniciais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo é compreender a contribuição que o trabalho desenvolvido pelos/as bolsistas do PIBID/Pedagogia/Anos Iniciais traz para a formação inicial do/a pedagogo/a, tendo em vista a gestão escolar. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo Estudo de Caso Observacional (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e tem como instrumento de coleta de dados a observação participante, os relatos orais e escritos do grupo de bolsistas. Como opção teórica para fundamentar este estudo, optou-se pelos/as autores/as RAMOS, FERNANDES E SARTURI (2012); LIMA, SARTURI E SILVA (2018); FREIRE (2002; 2005); GADOTTI (2003); VIEIRA (2002; 2007); DOCUMENTOS LEGAIS (BRASIL 1988; 1996); PARO (2005); e NÓVOA (2011). Como resultado, percebeu-se que o trabalho desenvolvido no PIBID/Pedagogia/Anos Iniciais possibilita aos bolsistas uma reflexão-ação-reflexão (RAMOS; FERNANDES; SARTURI, 2012) sobre a realidade vivida e, portanto, contribui significativamente para a formação inicial do/a pedagogo/a. Logo, conclui-se que é possível caracterizar o PIBID/Pedagogia/Anos Iniciais como um potencializador de experiências formativas, pois incita em todos os envolvidos o entendimento da importância de uma gestão pautada no diálogo, na participação, na definição de papéis dentro da equipe, construção de elos entre o grupo, escolas e universidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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