A formação do pedagogo(a) no contexto do PIBID
Resumo
O presente trabalho insere-se no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia/Anos Iniciais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo é compreender a contribuição que o trabalho desenvolvido pelos/as bolsistas do PIBID/Pedagogia/Anos Iniciais traz para a formação inicial do/a pedagogo/a, tendo em vista a gestão escolar. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo Estudo de Caso Observacional (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e tem como instrumento de coleta de dados a observação participante, os relatos orais e escritos do grupo de bolsistas. Como opção teórica para fundamentar este estudo, optou-se pelos/as autores/as RAMOS, FERNANDES E SARTURI (2012); LIMA, SARTURI E SILVA (2018); FREIRE (2002; 2005); GADOTTI (2003); VIEIRA (2002; 2007); DOCUMENTOS LEGAIS (BRASIL 1988; 1996); PARO (2005); e NÓVOA (2011). Como resultado, percebeu-se que o trabalho desenvolvido no PIBID/Pedagogia/Anos Iniciais possibilita aos bolsistas uma reflexão-ação-reflexão (RAMOS; FERNANDES; SARTURI, 2012) sobre a realidade vivida e, portanto, contribui significativamente para a formação inicial do/a pedagogo/a. Logo, conclui-se que é possível caracterizar o PIBID/Pedagogia/Anos Iniciais como um potencializador de experiências formativas, pois incita em todos os envolvidos o entendimento da importância de uma gestão pautada no diálogo, na participação, na definição de papéis dentro da equipe, construção de elos entre o grupo, escolas e universidade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [983]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: