Gestão democrática em uma escola de educação infantil no município de Santana do Livramento/RS: desafios e perspectivas
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Data
2018-06-30Autor
Gulart, Clenir Nunes do Espirito Santo
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Este trabalho aborda os desafios e perspectivas para efetivação da gestão democrática, tendo como objetivo compreender a importância do processo de construção da Gestão democrática na escola pública. Buscou-se responder o seguinte problema: Quais são os desafios e as perspectivas para efetivação da gestão democrática e participativa no contexto escolar? Para tanto, foi realizada pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, em uma Escola Municipal de Educação Infantil do município de Santana do Livramento/RS. As informações foram coletadas mediante realização de entrevistas com representantes dos diferentes segmentos da escola: quatro (4) professores, quatro (4) funcionários e quatro (4) pais de alunos. A partir das informações coletadas, percebe-se que há consenso entre todos os entrevistados sobre a compreensão da gestão democrática como aquela que promove a participação e envolvimento de todos na tomada de decisões relacionadas à escola. Porém, identificam algumas dificuldades para efetivar essa participação, em especial relacionadas às possibilidades dos pais trabalhadores conseguirem participar das ações promovidas pelas escolas. Os resultados ainda apontam para a necessidade de a escola promover mecanismos mais eficazes para mobilizar os pais na participação em espaços decisórios sobre o trabalho educativo.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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