Pacto nacional pela alfabetização na idade certa da formação continuada ao desafio da alfabetização matemática
Resumo
A presente pesquisa teve por finalidade conhecer as contribuições da formação continuada oferecida pelo PNAIC para a alfabetização matemática de alunos do ciclo de alfabetização em uma escola municipal de Agudo/RS. A problemática que norteou esse estudo foi: Qual a importância do Pacto como formação continuada para o professor alfabetizador e qual o papel do gestor/coordenador pedagógico nesse processo pela busca da alfabetização matemática ao final do Ciclo de Alfabetização? Objetivou-se compreender a implementação do PNAIC na Escola, analisar a utilização do material didático pedagógico estudado e, analisar e comparar os índices de resultados referente a alfabetização matemática. A pesquisa possuiu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Foram sujeitos da pesquisa as professoras alfabetizadoras, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e a coordenadora pedagógica, bem como, a pesquisadora, pois esta inserida em tal realidade. Foram utilizados instrumentos como a observação participante, o questionário aplicado com as professoras do ciclo de alfabetização e a análise documental e estatística. A análise dos dados procurou em ir além de uma análise primitiva dos relatos e sim trazer contribuições através do trabalho do gestor/ coordenador pedagógico na fundamentação dos dados, mas sim uma compreensão aprofundada e interpretativa dos fatos. Com esse estudo foi possível compreender a importância e as contribuições da formação continuada dos professores no processo de alfabetização matemática e a mudanças no contexto escolar pesquisado.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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