O brincar na educação infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2015-02-21Autor
Dornelles, Leíze Vanessa Nunes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Educação de crianças pequenas tem sido vista com um olhar mais sensível e educação de qualidade. A visão da criança como sujeito ativo até a garantia do direito infantil de brincar e ser feliz em sua infância. Considerando este novo contexto, os professores modificaram o modo de olhar a criança, percebendo-a como ser criativo, pesquisador e capaz de milhares de aprendizagens, desde que a ela sejam possibilitadas oportunidades e experiências nos diferentes campos de conhecimento. E, neste ponto, alicerçado a proposta pedagógica dos professores atrela-se o brincar, sendo um meio extremamente envolvente de viabilizar e inserir no mundo infantil novas aprendizagens e construção de significados a partir de novas relações. O presente trabalho teve como objetivo conhecer o significado atribuído ao brincar pelos professores nas etapas de creche da Educação Infantil. O estudo foi realizado com 4 professoras de Educação Infantil que realizam sua prática em etapas de creche nas escolas Municipais de Uruguaiana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observação direta da prática das professoras escolhidas em suas respectivas etapas, chegando-se a quatro categorias: A aprendizagem na creche: O brincar como forma de construção de Relações e significados; O Professor Pesquisador: Uma prática lúdica e reflexiva; A Necessidade do Educador Físico nas Instituições de Educação Infantil; abordando o brincar como eficaz meio para a construção de novas aprendizagens e interações, a importância do professor-pesquisador nas instituições infantis visando um aprofundamento teórico-prático e metodologia criativa na prática escolar e a necessidade de se ter um educador físico infantil para acompanhar e propor melhores estratégias para o desenvolvimento integral das crianças pequenas.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: