A química no ensino médio através da temática solo
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Data
2018-08-17Autor
Marques, José Francisco Zavaglia
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Diferentes fóruns, simpósios entre outros eventos destacam que os países devem assumir os seus compromissos para o cuidar do nosso planeta e assim amenizar ou extinguir atitudes que estão reduzindo a qualidade da natureza. Neste sentido, a educação formal deve desempenhar a sua função na formação da cidadania dos discentes, de modo a desenvolver o pensamento crítico, as mudanças de valores, de atitudes e a responsabilidade com a natureza. Assim, a proposta deste trabalho é relacionar o estudo da disciplina de química com questões ligadas à temática solo, buscando obter as percepções dos estudantes relacionadas ao tema e sensibilizá-los sobre os impactos e as consequências das ações humanas. Os sujeitos da pesquisa foram 31 estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma escola particular do Munícipio de Cachoeira do Sul-RS. A temática de solos foi desenvolvida dentro de uma sequência didática e os instrumentos utilizados, nesta pesquisa, com os discentes, foram a construção de: mapa mental, infográfico e a produção de resumos a partir de textos sobre o assunto. Como resultados alcançados, aponta-se uma maior motivação dos estudantes no envolvimento na produção dos mapas mentais e infográficos contendo imagem-texto quando comparados com a produção dos resumos textuais. Os grupos representaram a partir da produção dos infográficos o impacto que a mineração produz na sociedade, na natureza e na economia em nível local e global.
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- Educação Ambiental [191]
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