A importância da família no contexto escolar: desafios da gestão
Resumo
O presente trabalho busca apresentar a pesquisa realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, do munícipio de Itaara/RS, referente ao desafio do gestor em aproximar a família com a escola. A problemática deste trabalho consistiu em saber quais fatores podem estar colaborando para dificultar a articulação permanente entre escola e família. Nesse sentido, este projeto caracterizou-se principalmente pela importância dada a maneira como esta escola realiza o seu processo de gestão; a pesquisa de natureza qualitativa foi realizada mediante entrevistas, as quais foram analisadas para construção dos resultados. Dessa maneira, foram traçados alguns objetivos: Identificar que desafios são enfrentados pela gestão escolar para proporcionar um relacionamento participativo com a comunidade escolar, valorizando laços afetivos, evidenciando sua importância no ato de educar; e Investigar, junto aos sujeitos envolvidos na pesquisa, quais mudanças poderiam colaborar com um envolvimento efetivo entre família – gestão escolar – aluno. Esta análise aconteceu mediante realização de estudos de aprofundamento conceitual, além disso, participaram duas professoras, a diretora e a coordenadora pedagógica da escola. Por fim, este trabalho possibilitou verificar que os profissionais que assumem o papel de gestores em uma instituição, além de gostar de novos desafios precisam ser responsáveis, comprometidos e se preocupar com o conjunto, para que a escola consiga alcançar resultados em torno do respeito coletivo e do acolhimento afetivo dentro do contexto escolar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: