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dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorLopes, Luzia
dc.date.accessioned2018-11-14T14:11:52Z
dc.date.available2018-11-14T14:11:52Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14836
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe monograph entitled "The Democratic School Management as a possibility for citizenship to be experienced in school" had as main objective to raise chances of a School Management focused on citizenship and social transformation. To map possibilities for its effectiveness sought to understand how the democratic School Management has been designed by different authors and national legislation and understand how effective autonomy in the school environment. For this, a qualitative research was used from bibliographic nature, appropriating me from the laws that defend democratic management and the exercise of citizenship and the ideas brought by authors such as Gandin, Gadotti, Libâneo, Luce, Paro, Teixeira, among others. To seek grants in defense of popular participation, it was noted that School Administration differs from Democratic School Management. The first refers to the principles and methods of the mercantile capitalist enterprise, for-profit, exploration and conformation of the excluded. The second has emancipatory goals, supports the participation of all for a better society. In this sense, it is given autonomy to school, as a principle of effectiveness of Democratic School Management. The autonomy, in turn, can be divided into three areas: administrative, financial and educational. The autonomy administrative concerns the choice of the director and his deputy through direct vote by the school community and the participation of the different members that compose the school community in school decisions through the school board. Already the pedagogic autonomy is given through the collective construction of the school's Educational Project and the ongoing training to professionals of education. The financial Autonomy, in turn, brings us to the allocation of public resources for the school. It can be said therefore that even being defended incessantly, the Democratic School Management still finds mishaps for its effectiveness, among them we can detach the hierarchy in the school environment, often inaugurated by the management team. The management here advocated quests the full exercise of citizenship for the whole school community, seeking to form a new conception of the world and a more egalitarian and humane society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectDemocratic school managementeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectSchool boardeng
dc.titleA gestão escolar democrática como possibilidade de exercício da cidadania a ser vivenciada na escolapor
dc.title.alternativeThe democratic school management as possibility for exercise of citizenship to be experienced in schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA monografia intitulada “A Gestão Escolar Democrática como possibilidade de exercício da cidadania a ser vivenciada na escola” teve por objetivo principal levantar possibilidades de uma Gestão Escolar voltada para o exercício da cidadania e da transformação social. Para mapear possibilidades para a sua efetivação busquei compreender como a Gestão Escolar democrática vem sendo idealizada por diferentes autores e pela legislação nacional e, entender como se efetiva a autonomia no ambiente escolar. Para isso, foi utilizada uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, apropriando-me das leis que defendem a gestão democrática e o exercício da cidadania e das ideias trazidas por autores como Gandin, Gadotti, Libâneo, Luce, Paro, Teixeira, entre outros. Ao buscar subsídios em defesa da participação popular, percebeu-se que Administração Escolar difere de Gestão Escolar Democrática. A primeira nos remete aos princípios e métodos da empresa mercantil capitalista, que visa o lucro, a exploração e a conformação dos excluídos. Já a segunda tem objetivos emancipatórios, defende a participação de todos na busca por uma sociedade melhor. Neste sentido, é conferida autonomia à escola, como um princípio da efetivação da Gestão Escolar Democrática. A autonomia, por sua vez, pode ser dividida em três âmbitos: administrativa, financeira e pedagógica. A Autonomia administrativa diz respeito à escolha do diretor e seu vice através do voto direto da comunidade escolar e à participação dos diferentes membros que compõem a comunidade escolar nas decisões da escola, através do Conselho Escolar. Já a Autonomia pedagógica se dá através da construção coletiva do Projeto Pedagógico da escola e pela formação continuada dos profissionais da educação. A Autonomia financeira, por sua vez, nos remete à alocação dos recursos públicos à escola destinados. Pode-se dizer, portanto, que mesmo sendo defendida incessantemente, a Gestão Democrática Escolar ainda encontra percalços para sua efetivação, dentre eles podemos destacar a hierarquia no ambiente escolar, muitas vezes inaugurada pela equipe diretiva. A Gestão aqui defendida busca o pleno exercício da cidadania de toda a comunidade escolar, buscando formar para uma nova concepção de mundo e uma sociedade mais igualitária e humana.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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