A gestão escolar democrática como possibilidade de exercício da cidadania a ser vivenciada na escola
Resumo
A monografia intitulada “A Gestão Escolar Democrática como possibilidade de exercício da cidadania a ser vivenciada na escola” teve por objetivo principal levantar possibilidades de uma Gestão Escolar voltada para o exercício da cidadania e da transformação social. Para mapear possibilidades para a sua efetivação busquei compreender como a Gestão Escolar democrática vem sendo idealizada por diferentes autores e pela legislação nacional e, entender como se efetiva a autonomia no ambiente escolar. Para isso, foi utilizada uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, apropriando-me das leis que defendem a gestão democrática e o exercício da cidadania e das ideias trazidas por autores como Gandin, Gadotti, Libâneo, Luce, Paro, Teixeira, entre outros. Ao buscar subsídios em defesa da participação popular, percebeu-se que Administração Escolar difere de Gestão Escolar Democrática. A primeira nos remete aos princípios e métodos da empresa mercantil capitalista, que visa o lucro, a exploração e a conformação dos excluídos. Já a segunda tem objetivos emancipatórios, defende a participação de todos na busca por uma sociedade melhor. Neste sentido, é conferida autonomia à escola, como um princípio da efetivação da Gestão Escolar Democrática. A autonomia, por sua vez, pode ser dividida em três âmbitos: administrativa, financeira e pedagógica. A Autonomia administrativa diz respeito à escolha do diretor e seu vice através do voto direto da comunidade escolar e à participação dos diferentes membros que compõem a comunidade escolar nas decisões da escola, através do Conselho Escolar. Já a Autonomia pedagógica se dá através da construção coletiva do Projeto Pedagógico da escola e pela formação continuada dos profissionais da educação. A Autonomia financeira, por sua vez, nos remete à alocação dos recursos públicos à escola destinados. Pode-se dizer, portanto, que mesmo sendo defendida incessantemente, a Gestão Democrática Escolar ainda encontra percalços para sua efetivação, dentre eles podemos destacar a hierarquia no ambiente escolar, muitas vezes inaugurada pela equipe diretiva. A Gestão aqui defendida busca o pleno exercício da cidadania de toda a comunidade escolar, buscando formar para uma nova concepção de mundo e uma sociedade mais igualitária e humana.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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