A influência do ensino de atletismo de forma lúdica no desempenho de habilidades motoras fundamentais em escolares de 09 anos
Resumo
A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de verificar a influência do ensino de atletismo de forma lúdica no desempenho de habilidades motoras fundamentais em escolares de 09 anos. Para tanto, o estudo se caracterizou como pesquisa pré-experimental, composto de 35 escolares com 09 anos de idade. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o teste de proficiência motora (TBO14) adaptado (somente a motricidade grossa). Após a explicação da pesquisa para as crianças e a autorização dos pais, foi realizado um pré-teste, seguido da intervenção de atletismo e, por fim, o pós-teste. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva (média, frequência e frequência percentual). Os resultados dos escolares pesquisados trouxeram informações acerca do ensino de forma lúdica do atletismo, e se o ensino teve influência nos testes após a intervenção, no subteste. Conclui-se que o ensino de atletismo de forma lúdica proporciona uma melhora no desempenho das habilidades motoras em crianças de 09 anos.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: