Atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da gestão escolar
Resumo
O presente projeto demonstra a importância das atividades lúdicas (brincadeiras, jogos pedagógicos), tendo o educador como mediador para que aconteça a contribuição na aprendizagem dos educandos no contexto da gestão escolar. Metodologicamente o estudo caracteriza-se como descritivo exploratório. É uma pesquisa qualitativa e teve dois momentos: o primeiro se apoiou em uma base teórica por meio da pesquisa bibliográfica constituída pela análise de textos publicados, tanto na literatura especializada, como em periódicos (impressos e/ou disponibilizados na Internet). O segundo foi a pesquisa de campo realizada no período de 04 a 15 de dezembro de 2013 em 03 escolas da rede municipal de ensino de Lagoa Bonita do Sul/ RS. Participaram da pesquisa 10 professores e o instrumento utilizado para elaboração de dados foi um questionário fechado com questões sobre o tema o lúdico em sala de aula. Essa pesquisa foi desenvolvida a partir de narrativas. Com a realização do estudo, concluiu-se que a grande parte dos professores utiliza com frequência atividades lúdicas e a maioria considera que o uso do lúdico em sala de aula melhora a aprendizagem de seus educandos, entretanto ainda existe resistência de professores e alunos em relação à ludicidade no ensino, o que apenas será superado através de uma gestão escolar democrática em que todos participem e se comprometam.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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