Um jogo de luz, câmera e ação: o conselho escolar em pauta
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Data
2014-11-29Autor
Braz, Michele Daiana Klinger
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A proposta deste estudo é refletir sobre a relação existente entre a escola e a comunidade escolar, tendo o Conselho Escolar como pano de fundo, numa perspectiva de gestão democrática. O estudo tem como objetivo analisar a autonomia da escola diante do que prevê a legislação quando trata da gestão democrática do Conselho Escolar, reconhecer a forma de gestão existente no espaço de pesquisa e promover ações que contemplem uma gestão autônoma por intermédio do Conselho Escolar. O problema de pesquisa gira em torno da seguinte questão: como a escola mobiliza o Conselho Escolar a participar da tomada de decisão desse órgão deliberativo? Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo método é a pesquisa bibliográfica, tendo como instrumento de coleta de dados a observação participativa pautada no Conselho Escolar, e a forma como se configura no interior de uma escola de Educação Infantil a fim de diagnosticar a presença da gestão democrática nesse espaço do saber. Em meio a essas demandas, o estudo busca averiguar e perceber a escola como um espaço legítimo de interações, isto é, um ambiente em constante desenvolvimento em que a gestão escolar democrática se faz presente de maneira crescente, realizando diariamente novas conquistas.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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