Educação em tempo integral: perspectivas e desafios da gestão escolar na implantação do Programa Mais Educação
Visualizar/ Abrir
Data
2014-11-29Autor
Bortoluzzi, Daiane Suptiz de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Com as mudanças que ocorrem constantemente no cenário educacional, faz-se necessário refletir sobre o contexto em que atuam as Políticas Educacionais e na sua importância para a qualidade da educação brasileira. Por isso, esse trabalho justifica-se por investigar as contribuições que a educação de tempo integral está trazendo para a comunidade escolar e os desafios que ainda enfrenta para concretizar-se no âmbito educacional. Nesse sentido, a pesquisa orienta-se a partir da seguinte problematização: Quais as possibilidades e desafios vivenciados pela Gestão Escolar na implantação do Programa Mais Educação em uma escola de rede pública estadual na cidade de Sarandi no estado o Rio Grande do Sul e quais contribuições desse Programa em relação à melhoria na qualidade da educação?. Para isso, essa pesquisa teve como objetivo analisar o trabalho da Gestão Escolar na implantação do Programa Mais Educação em uma escola da rede pública estadual na cidade de Sarandi/RS, visando identificar as possibilidades e desafios desse processo e as contribuições obtidas para a melhoria na qualidade da educação ali desenvolvida. Para tanto, apoiou-se na abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa do tipo estudo de caso realizada em uma escola que desenvolve o Programa Mais Educação, utilizando-se de questionários para a produção de dados e da técnica de análise de conteúdo para a compreensão da realidade investigada. Dessa forma, percebemos a importância que o Programa Mais Educação desempenha na vida escolar dos educandos, implicando um repensar pedagógico por todos os envolvidos no processo educativo. Observamos que as contribuições do Programa na escola investigada ainda encontram-se restritas às melhorias na infraestrutura e materiais didáticos, necessitando maior tempo, investimentos e qualificação das atividades desenvolvidas para que os resultados possam ser percebidos na qualidade dos resultados educacionais.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: