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dc.contributor.advisorSantos, Luciana Dalla Nora dos
dc.creatorCarvalho, Mirian Matos Alves Ferreira de
dc.date.accessioned2016-04-15T14:12:27Z
dc.date.available2016-04-15T14:12:27Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1486
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino colaborativopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.titleO ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Lagamar, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoNo presente artigo, o tema é a relevância do ensino colaborativo para a educação inclusiva. O estudo teve como meta identificar e discutir quais possibilidades esse modelo de ensino proporciona para a efetivação do processo de inclusão escolar, a partir de uma análise dos estudos de Capellini (2001, 2004), Glat (2002, 2007), Zanata (2004), Mendes (2006), Fontes (2007, 2009), entre outros. O resultado dessas pesquisas aponta que o ensino colaborativo, pautado em um trabalho de parceria entre os professores da educação regular e da educação especial, compartilhando saberes e formas diversificadas de trabalho, é uma excelente estratégia para a construção da escola inclusiva. Este trabalho contou também com uma pesquisa de campo, desenvolvida com professores de escola pública, no intuito de conhecer quais parcerias estão sendo desenvolvidas no contexto escolar e que fatores influenciam na prática docente. Foram utilizados como fonte iluminadora para a construção da abordagem metodológica dessa investigação os estudos de Minayo (1993, 1999), Bardin (1995, 2000) e Fontes (2007, 2009) sendo que os dados foram submetidos ao método de análise de conteúdo de Bardin (2000), com ênfase na análise temática. Os resultados apontaram que existem diversos fatores que facilitam ou dificultam o trabalho docente em turmas inclusivas, demonstrando ainda que a ausência de um suporte do professor do ensino especial atuando de forma colaborativa no ensino regular torna-se uma barreira para o sucesso da inclusão. Verificou-se também que as parcerias entre comunidade e escola são muito importantes, pois, auxiliam na construção de uma escola para todos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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