O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar
Fecha
2010Autor
Carvalho, Mirian Matos Alves Ferreira de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
No presente artigo, o tema é a relevância do ensino colaborativo para a educação
inclusiva. O estudo teve como meta identificar e discutir quais possibilidades esse
modelo de ensino proporciona para a efetivação do processo de inclusão escolar, a
partir de uma análise dos estudos de Capellini (2001, 2004), Glat (2002, 2007),
Zanata (2004), Mendes (2006), Fontes (2007, 2009), entre outros. O resultado
dessas pesquisas aponta que o ensino colaborativo, pautado em um trabalho de
parceria entre os professores da educação regular e da educação especial,
compartilhando saberes e formas diversificadas de trabalho, é uma excelente
estratégia para a construção da escola inclusiva. Este trabalho contou também com
uma pesquisa de campo, desenvolvida com professores de escola pública, no intuito
de conhecer quais parcerias estão sendo desenvolvidas no contexto escolar e que
fatores influenciam na prática docente. Foram utilizados como fonte iluminadora para
a construção da abordagem metodológica dessa investigação os estudos de Minayo
(1993, 1999), Bardin (1995, 2000) e Fontes (2007, 2009) sendo que os dados foram
submetidos ao método de análise de conteúdo de Bardin (2000), com ênfase na
análise temática. Os resultados apontaram que existem diversos fatores que
facilitam ou dificultam o trabalho docente em turmas inclusivas, demonstrando ainda
que a ausência de um suporte do professor do ensino especial atuando de forma
colaborativa no ensino regular torna-se uma barreira para o sucesso da inclusão.
Verificou-se também que as parcerias entre comunidade e escola são muito
importantes, pois, auxiliam na construção de uma escola para todos.