Educação física infantil e anos iniciais do ensino fundamental propostas e aplicações em escolas da cidade de Santo Ângelo
Resumo
Ainda não se conquistou como direito do profissional de educação física a atuação na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Também não se tem estatísticas sobre como e por quem as aulas de educação física infantil e anos iniciais do ensino fundamental estão sendo realizadas. O objetivo deste estudo foi verificar a rotina de atividades das aulas de educação física na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental de escolas estaduais da cidade de Santo Ângelo – RS. Realizou-se uma pesquisa descritiva através da aplicação de um questionário respondido por professoras de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da rede pública estadual, onde se constatou que a educação física é ministrada pela própria professora regente, em todas as turmas analisadas, e nenhuma delas possui formação especifica para isso. Apenas uma escola apresentou a seguinte realidade: uma aula semanal da turma é ministrada por profissional habilitado em educação física e a outra fica a cargo da professora regente da turma. Quanto às instalações para a prática da educação física, somente uma escola disponibiliza um ginásio adequado, e as outras escolas realizam suas atividades em quadra aberta com piso de cimento ou asfalto, sem cobertura. Todas dispõem de materiais diversos, que nem sempre estão em boas condições, e as professoras relatam seu anseio pela atuação de um profissional de educação física junto à educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
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