A gestão de um curso de extensão a distância: relação através dos marcos legais
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Data
2014-11-29Autor
Silva, Francine Mendonça da
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Com a oferta crescente da Educação a Distância nas Instituições de Ensino Superior (IES), assim como da necessidade de interdependência e trabalho compartilhado, cada vez mais, entre universidade e sistemas/redes/instituições de educação básica, evidencia-se importante investigar a temática inter-relacionada à gestão de um curso de extensão a distância e a qualidade da formação continuada de conselheiros municipais de educação. Objetiva-se, nesse sentido, relacionar ações da gestão de um curso de extensão a distância aos pressupostos legais que o embasam. Como metodologia utilizou-se o estudo de caso e a análise documental com abordagem quanti-qualitativa e observação participante. Pontua-se, a partir da construção e análise de dados que a qualidade da gestão pedagógica requer que a equipe pedagógica priorize os preceitos de gestão compartilhada para o desenvolvimento de ações de planejamento, organização e avaliação dos encaminhamentos teórico-metodológicos referentes aos processos de ensino e de aprendizagem no AVEA. Considera-se que a gestão do Pró-Conselho/UFSM prima pelos pressupostos da gestão democrática, com a participação de todos da equipe desde o planejamento, a organização, o monitoramento e a avaliação dos cursistas e do curso, em que a descentralização do poder, autonomia da equipe, transparência, desburocratização dos processos e ética são princípios que permeiam os processos de gestão no cotidiano das ações extensionistas desenvolvidas pela UFSM no RS.
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- Gestão Educacional - EaD [951]
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