O lúdico na educação infantil: o que a gestão escolar tem a ver com isso?
Resumo
A proposta desse trabalho concentra-se no estudo da presença do lúdico no
cotidiano escolar em conjunto com uma gestão democrática. Nesse sentido, teve-se
como objetivo principal analisar e refletir sobre questões políticas e pedagógicas
direcionadas para a Educação Infantil e que permitem a relação democrática do
corpo docente com vistas a uma gestão participativa de todos os sujeitos envolvidos
no ambiente escolar, ressaltando a realidade de uma escola pública na rede
municipal do município de Liberato Salzano-RS. O trabalho de pesquisa teve como
base a pesquisa de cunho qualitativo incluindo a pesquisa de campo, com
observações, enfoques em atividades práticas, tendo como instrumento final a coleta
e elaboração de um questionário com questões abertas destinadas a 4 professoras
que atuam na escola. Entre os principais autores analisados cita-se Arroyo (2007),
Freire (1996), Gadotti e Romão (2001), Referencial Curricular Nacional Para a
Educação Infantil (2001). Das reflexões dos referencias teóricos analisados e dos
questionários aplicados, evidencia-se que promover a ludicidade na Educação
Infantil, integrando a família, escola, alunos e comunidade geral para promover uma
gestão democrática não é uma tarefa fácil. Requer dos professores uma formação
reflexiva, permanente e comprometida, sabendo acolher as diferenças, a abertura
para novos objetivos e metas, agregando nas propostas pedagógicas a ludicidade
como elemento articulador para a qualidade formativa da Educação Infantil. Além
disso, exige da coordenação pedagógica um trabalho coletivo que busque a
harmonia com os sujeitos envolvidos, possibilitando discutir uma gestão
democrática, pois a mesma só se constrói com a reflexão de um projeto de
sociedade, de educação, de crianças, de infância e de instituição educativa.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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