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dc.creatorVenturini, Sandra Mara
dc.date.accessioned2018-11-23T19:20:13Z
dc.date.available2018-11-23T19:20:13Z
dc.date.issued2017-08-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14924
dc.description.abstractThe nocturn licensing courses of the Centre of Education of the Federal University of Santa Maria (UFSM) are academic formation courses aiming to increase the higher education’s admission, as well as ensuring its quality. In this context, understanding the academic achievement process and the evasion causes, from a gender perspective, could help on the permanence management of the college students of these licentiate programs. The research problem is “The gender questions, connected to the sexual division of labour, interfere in the academic achievement process, permanence or evasion of the academics of the nocturn licensing courses of the Centre of Education of UFSM”? The project is inserted on the Research Line of Pedagogical Administration and Educational Context (LP2), of the course of Professional Masters on Public Politics and Educational Management of Centre of Education of UFSM. It boards the delicate evasion matter e the low academic achievement from the concepts connected to gender subjects, such as the idea of “patriarchy” by Heleieth Saffioti (2004), Patrícia Rocha (2009), Michelle Perot (2016) and Mary Wollstonecraft (2016), the “sexual division of labour”, by Acelí de Assis Magalhães (2001), “ways to eternize subordination” by Pierre Bourdieu (2002), among others. The research theme arises from some restlessness delineated along my path, especially on professional field, which take me to a reflection about the need to study and consider the influence and the effects that the gender matters, particularly the ones connected to the sexual division of labour, produce on the academic life of the college students of the noturn licensing course of the Centre of Education of UFSM. The profiles of such academics, mostly have some particularities: they are mothers and wives, that perform concomitantly roles on paid labour, on domestic labour and that are on undergraduate programs. The methodology used on this research is qualitative, of the case study type, anchored on Lankshear and Knobel (2008), among others, from which it was possible to relate the theme with the main goals of the professional masters program. The data production was accomplished by in-depth semistructured interviews, aiming to understand the phenomenon through a qualitative analysis. The product consists on a research report “Management of Welcoming Permanence” containing this study results, which will be forwarded to the coordination of undergraduate courses, in order to point out actions and strategies that could contribute to a democratic administration focused on the academics in the undergraduate courses in question.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectRelações de gêneropor
dc.subjectPatriarcadopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectDivisão sexual do trabalhopor
dc.subjectEvasioneng
dc.subjectGender relationshipseng
dc.subjectPatriarchyeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectSexual division of laboureng
dc.titleGestão da permanência de acadêmicas em cursos de formação docente: uma questão de gêneropor
dc.title.alternativeAcademic permanence management in educational formation courses: a matter of gendereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs licenciaturas noturnas do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) são cursos de formação docente instituídos com os objetivos de ampliar o ingresso ao ensino superior, bem como de garantir sua qualidade. Neste cenário, compreender o processo de aproveitamento acadêmico e as causas da evasão, sob uma perspectiva de gênero, pode auxiliar na gestão da permanência de acadêmicas destas licenciaturas. A pesquisa tem como problema: “As questões de gênero, ligadas à divisão sexual do trabalho, interferem nos processos de aproveitamento acadêmico, permanência ou evasão das acadêmicas das licenciaturas noturnas do Centro de Educação da UFSM”? O projeto se insere na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2) do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Centro de Educação da UFSM. Aborda a delicada questão da evasão e do baixo aproveitamento acadêmico a partir de conceitos ligados a questões de gênero, como os de “patriarcado” por Heleieth Saffioti (2004), Patrícia Rocha (2009), Michelle Perot (2016) e Mary Wollstonecraft (2016), “divisão sexual do trabalho”, por Acelí de Assis Magalhães (2001), “formas de eternizar a subordinação”, por Pierre Bourdieu (2002), entre outros(as). A temática de pesquisa emerge de algumas inquietações delineadas ao longo da minha trajetória, principalmente no campo profissional, que me levaram a refletir acerca da necessidade de estudar e considerar a influência e os efeitos que as questões de gênero, principalmente as ligadas à divisão sexual do trabalho, produzem na vida acadêmica das estudantes das licenciaturas noturnas do Centro de Educação da UFSM. Os perfis de tais acadêmicas, em sua maioria possuem algumas particularidades: são mães e esposas que exercem funções concomitantemente em trabalhos remunerados, em trabalhos domésticos e que cursam uma graduação. A metodologia utilizada nesta pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso, e está ancorada em Lankshear e Knobel (2008), entre outros(as), a partir dos quais foi possível relacionar o tema com os objetivos do mestrado profissional. A produção de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, buscando compreender o fenômeno por meio de análise qualitativa. O produto consiste em um relatório de pesquisa “Gestão da permanência Acolhedora” contendo os resultados deste estudo, que será encaminhado às coordenações dos cursos de graduação, a fim de propor ações e estratégias que possam contribuir para uma gestão democrática voltada à permanência e inclusão das acadêmicas nos cursos em questão.por
dc.contributor.advisor1Salva, Sueli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8144640957398714por
dc.contributor.referee1Souza, Martha Helena Teixeira de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6501616668371626por
dc.contributor.referee2Possa, Leandra Bôer
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1050405469171971por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2940839293778159por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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