Gestão da permanência de acadêmicas em cursos de formação docente: uma questão de gênero
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2017-08-24Metadatos
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As licenciaturas noturnas do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM) são cursos de formação docente instituídos com os objetivos de
ampliar o ingresso ao ensino superior, bem como de garantir sua qualidade. Neste
cenário, compreender o processo de aproveitamento acadêmico e as causas da
evasão, sob uma perspectiva de gênero, pode auxiliar na gestão da permanência de
acadêmicas destas licenciaturas. A pesquisa tem como problema: “As questões de
gênero, ligadas à divisão sexual do trabalho, interferem nos processos de
aproveitamento acadêmico, permanência ou evasão das acadêmicas das
licenciaturas noturnas do Centro de Educação da UFSM”? O projeto se insere na
Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2) do curso de
Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Centro de
Educação da UFSM. Aborda a delicada questão da evasão e do baixo
aproveitamento acadêmico a partir de conceitos ligados a questões de gênero, como
os de “patriarcado” por Heleieth Saffioti (2004), Patrícia Rocha (2009), Michelle Perot
(2016) e Mary Wollstonecraft (2016), “divisão sexual do trabalho”, por Acelí de Assis
Magalhães (2001), “formas de eternizar a subordinação”, por Pierre Bourdieu (2002),
entre outros(as). A temática de pesquisa emerge de algumas inquietações
delineadas ao longo da minha trajetória, principalmente no campo profissional, que
me levaram a refletir acerca da necessidade de estudar e considerar a influência e
os efeitos que as questões de gênero, principalmente as ligadas à divisão sexual do
trabalho, produzem na vida acadêmica das estudantes das licenciaturas noturnas do
Centro de Educação da UFSM. Os perfis de tais acadêmicas, em sua maioria
possuem algumas particularidades: são mães e esposas que exercem funções
concomitantemente em trabalhos remunerados, em trabalhos domésticos e que
cursam uma graduação. A metodologia utilizada nesta pesquisa é qualitativa, do tipo
estudo de caso, e está ancorada em Lankshear e Knobel (2008), entre outros(as), a
partir dos quais foi possível relacionar o tema com os objetivos do mestrado
profissional. A produção de dados foi realizada através de entrevistas
semiestruturadas, buscando compreender o fenômeno por meio de análise
qualitativa. O produto consiste em um relatório de pesquisa “Gestão da permanência
Acolhedora” contendo os resultados deste estudo, que será encaminhado às
coordenações dos cursos de graduação, a fim de propor ações e estratégias que
possam contribuir para uma gestão democrática voltada à permanência e inclusão
das acadêmicas nos cursos em questão.
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