Introduzindo o ensino da geometria através de uma atividade lúdica usando "jujubas"
Resumo
Este trabalho propôs a utilização de jujubas para a introdução da geometria espacial no Ensino Médio de forma lúdica, com isso favorecer a assimilação mais rápida do conteúdo estudado, permitindo que o aluno participe de forma mais efetiva da aula, favorecendo também a construção do conhecimento realizando associações com o meio que convive. Relata-se ainda, ideias e pesquisas, embasados em estudos de outros autores, que esclarecem o estado atual do ensino da geometria no Brasil, a importância da visualização e manipulação de materiais concretos para a assimilação e desenvolvimento do pensamento geométrico e da proposta de ensino utilizando a “Técnica das Jujubas”. Como instrumento de avaliação e reconhecimento da turma em que a aula experimental foi ministrada, foram aplicados questionários, onde os resultados alcançados demonstraram-se satisfatórios e encontram-se detalhadamente ao final do trabalho, visando produzir conhecimento real e efetivo que colabore para o avanço científico de outros pesquisadores sobre este mesmo tema.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: