O gestor escolar como articulador no processo de construção da escola participativa
Resumo
A concepção de gestão democrático-participativa representa um avanço na (re)configuração da escola no contexto da sociedade contemporânea pela relevância da participação dos sujeitos na definição e nos encaminhamentos das questões pedagógicas e administrativas, as quais atribuíram maior poder de decisão e autonomia às instituições da Educação Básica. Essas mudanças expressam os resultados do processo de institucionalização da democracia ocorrido na década de 1980 e das concepções de participação na educação, propostos em diferentes países, cuja centralidade dos estudos estava direcionada à eficácia da escola em promover a aprendizagem significativa dos/as educandos/as. Dessa forma, a gestão educacional, fundamentada no princípio constitucional da educação como um direito de todos e na sua legitimidade, expressa através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Lei 9.394/96, conferiu aos estabelecimentos de ensino, a partir da gestão democrática, o processo de participação coletiva e a descentralização das decisões. Esse compromisso tem como base a concepção de educação em que as decisões devem ser compartilhadas e assumidas coletivamente, assim a corresponsabilidade dos envolvidos, de acordo com as respectivas atribuições inerentes aos cargos dos/as gestores/as escolares é imprescindível. Nesse sentido, essa pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com a finalidade de estudar e situar o papel do/a coordenador/a pedagógico/a no contexto da Educação Básica e sua importância como agente articulador no processo de construção e materialização da escola participativa, cujo eixo basilar é o princípio da participação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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