As experiências formativas no curso de Licenciatura e Educação Física e suas repercussões nos estágios curriculares supervisionados
Resumo
O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física Escolar da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Busca-se, através deste trabalho, identificar e analisar de que modo as experiências formativas proporcionadas pelo curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria implicam a qualificação do acadêmico para a docência na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Os procedimentos metodológicos desenvolveram-se com base nos preceitos da pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso. Na coleta de dados, utilizou-se a análise documental, questionário e entrevista semiestruturada, com este movimento, buscou-se compreender como a participação nos projetos de ensino, pesquisa e extensão anteriores e/ou paralelos ao período de estágio influencia os acadêmicos quando em sua atuação. A investigação possibilitou constatar que foram construídas relações diretas e indiretas entre a participação nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, programas, núcleos, grupos de pesquisa e laboratórios1 e a atuação na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, propiciando segurança aos estagiários para atuar, fornecendo um acervo de atividades para utilização no estágio, auxiliando na resolução de problemas, na elaboração de planos de aula e planejamentos, contribuindo para modificar e adaptar atividades de acordo com a demanda, no controle da turma, nos conteúdos e problematizações.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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