O uso do Facebook para melhorar o desempenho dos alunos na produção escrita
Visualizar/ Abrir
Data
2017-06-23Autor
Decker, Mara Rosane Reichert
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo apresenta os resultados do estudo referente ao uso da rede social Facebook com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos na produção escrita. O projeto de pesquisa foi aplicado com um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Ensino do estado do Rio Grande do Sul. A proposta de trabalho consiste na criação de um grupo fechado no ambiente do Facebook, onde os alunos, de forma colaborativa, desenvolveram suas produções escritas através da interação e também de textos dissertativos para que dessa maneira pudessem ter a oportunidade de desenvolver seu senso crítico e o uso da argumentação como forma de promover a educação integral. O objeto de análise é a viabilidade do uso dessa ferramenta como mediadora no processo de melhora na produção escrita dos alunos, devido ao grande potencial de massificação do uso das mais variadas formas de comunicação presentes neste ambiente. Adotou-se para essa investigação a abordagem qualitativa e quantitativa para a análise dos dados coletados através de um questionário e também das interações e produções textuais abstraídos do ambiente. Os resultados mostram que devido ao grande potencial de compartilhamento, registrabilidade, interação e visualização oferecidas pelo Facebook, esse ambiente torna-se propício para melhorar o desempenho na produção escrita, contanto que se ofereça uma proposta de trabalho que desperte o interesse dos alunos e também uma boa conexão com a internet para evitar problemas no compartilhamento de suas produções.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: