dc.creator | Sinigaglia, Tiago | |
dc.date.accessioned | 2018-12-03T13:30:31Z | |
dc.date.available | 2018-12-03T13:30:31Z | |
dc.date.issued | 2018-03-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15007 | |
dc.description.abstract | Fossil fuels are widely used for mobility in the global energy matrix. However, with
growing concern about finding renewable alternatives, there is room for other energy
resources. Hydrogen appears as a potential substitute for fossil fuels. Hydrogen can
be obtained from several primary resources, such as water, biomass, ethanol, natural
gas, among others. To start using hydrogen as a fuel for mobility purposes, some
steps need to be competitive, such as the production, storage, distribution, and use
of hydrogen in vehicles. In this way, the objective of this study is to build a model to
evaluate and measure the competitiveness of scenarios that use hydrogen in
mobility. The proposed type of modeling was developed based on 4 Fundamental
Views Points (PVFs), 32 Critical Factors for Success (FCS), found on the basis of
bibliographic and documentary recurrence, to which 37 performance indicators were
later constructed using the assumptions alluding to the Key Performance Indicators
(KPIs). The structuring of the type of modeling and definition of the importance level
for each FCS was carried out based on some elements of the multicriteria decision
support approach. Subsequently, the modeling type was tested in some scenarios,
from North America and Europe, with a consultation of 7 specialists from the area,
from companies, research centers and universities, with a strong connection with
hydrogen technologies. The evaluation levels of the scenarios investigated were
defined as "potentially competitive". The overall picture shows that stronger action
needs to be taken to achieve "highly competitive" scenarios. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Hidrogênio combustível | por |
dc.subject | Competitividade | por |
dc.subject | Avaliação de desempenho | por |
dc.subject | Indicadores de desempenho | por |
dc.subject | Abordagem multicritério | por |
dc.subject | Hydrogen as fuel for vehicles | eng |
dc.subject | Competitiveness | eng |
dc.subject | Performance assessment | eng |
dc.subject | Performance indicators | eng |
dc.subject | Multi-criteria analysis | eng |
dc.title | Análise da competitividade da utilização do hidrogênio como combustível na mobilidade | por |
dc.title.alternative | Analysis of the competitiveness of hydrogen used as fuel in mobility | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Os combustíveis de origem fóssil são largamente utilizados para a mobilidade,
consumindo uma larga porção da matriz energética mundial. Contudo, com a
crescente preocupação em buscar alternativas ambientalmente benignas e
renováveis, surge espaço para outros recursos energéticos. O hidrogênio surge
como um potencial substituto aos combustíveis de origem fóssil, podendo ser obtido
a partir de diversos recursos primários, como água, biomassa, etanol, gás natural,
entre outros. Para se utilizar o hidrogênio como combustível, para fins de
mobilidade, algumas etapas precisam ser competitivas, como a produção,
armazenamento, distribuição e emprego do hidrogênio em veículos. Desta forma, o
objetivo deste estudo foi construir uma modelagem para avaliar e mensurar a
competitividade dos cenários que utilizam hidrogênio na mobilidade. A modelagem
proposta foi desenvolvida com base em 4 Pontos de Vistas Fundamentais (PVFs),
32 Fatores Críticos para o Sucesso (FCS), encontrados com base na recorrência
bibliográfica e documental, aos quais posteriormente foram construídos 37
indicadores de desempenho utilizando os pressupostos alusivos ao Key
Performance Indicators (KPIs). A estruturação da modelagem e definição do nível de
importância para cada FCS foi realizada com base em alguns elementos da
abordagem multicritério de apoio a decisão. Posteriormente a modelagem foi testada
em alguns cenários da América do Norte e Europa, com uma consulta a 7
especialistas da área, provenientes de empresas, centros de pesquisa e
universidades, com forte ligação com as tecnologias do hidrogênio. O nível de
avaliação geral dos cenários investigados foi definido como “potencialmente
competitivo”. O panorama geral mostra que ações mais contundentes precisam ser
aplicadas a fim de alcançar cenários “altamente competitivos”. | por |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Mario Eduardo Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4000658451843066 | por |
dc.contributor.referee1 | Dalla Nora, Macklini | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9287411920265033 | por |
dc.contributor.referee2 | Nara, Elpidio Oscar Benitez | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2852386671490333 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6637747450458929 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia de Produção | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |