Fluência tecnológico-pedagógica na produção de recursos educacionais abertos - REA
Resumo
A preocupação pela temática geradora desta pesquisa está centrada no fomento à integração das tecnologias educacionais em rede no Ensino Superior, com foco na produção e adaptação de Recursos Educacionais Abertos (REA). Nesse sentido, propomo-nos a investigar os impactos da fluência tecnológico-pedagógica na performance docente em torno da produção de vídeoaulas no formato REA, com estudantes do curso de Licenciatura Letras Espanhol, matriculados na Disciplina de Políticas Públicas Educacionais e Gestão da Educação Básica, no primeiro semestre de 2017, na Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Como objetivos específicos elencamos, primeiramente definir com base na literatura atual o conceito de REA. Também identificar os princípios teórico-metodológicos basilares da fluência tecnológico-pedagógica na produção de REA e por fim, acompanhar e registrar os procedimentos que envolvem a produção de vídeoaulas no formato REA. Para tanto, estivemos orientados pelas concepções teórico-metodológicas da pesquisa-ação estabelecendo etapas cíclicas de planejamento, implementação, avaliação e replanejamento em nossas ações pedagógicas.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: