dc.contributor.advisor | Pereira, Adriana Soares | |
dc.creator | Elen Mancy, Carnelosso | |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T12:25:35Z | |
dc.date.available | 2018-12-05T12:25:35Z | |
dc.date.issued | 2017-06-24 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15025 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to verify the contribution of technologies in education, specially the digital game in the process of teaching and learning of mathematics in Elementary Schools. Mathematics teachers have difficulties associating the digital game since they are digital immigrants. Some digital games like virtual Tangram are used for teaching geometry, such as the digital game Stained Glass uses geometric shapes and awakens the student's understanding of the subject, as well as the virtual Geoplane and the Tower of Hanoi games which allow the student to develop strategies to solve problems. As theoretical basis was sougth literature about legislation and digital educational games. Thus, as a research instrument was used a questionnaire, applied to mathematics teachers of the investigated school. It was analyzed the position of teachers regarding the importance of using digital educational games in mathematics classes. Therefore, it was verified that digital games help students to interpret and understand mathematics. Hence, the technological language becomes a critical view of the student. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Jogos digitais | por |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.subject | Digital games | eng |
dc.title | A utilização dos jogos digitais no ensino e aprendizagem de matemática | por |
dc.title.alternative | The use of digital games in mathematics teaching and learning | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo principal verificar o auxílio das tecnologias na educação, em especial o jogo digital no processo ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. Os professores de matemática possuem dificuldades de associarem o jogo digital por serem imigrantes digitais. Alguns jogos digitais como o Tangram virtual são utilizados para o ensino da geometria, também o jogo digital o Vitral Quebrado, utiliza formas geométricas e desperta a atenção do aluno compreendendo o conteúdo, assim como Geoplano virtual e o jogo Torre de Hanoi os quais permitem ao aluno desenvolver estratégias para resolver problemas. Como fundamentação buscou-se literaturas que tratam sobre legislação e sobre jogos digitais educacionais. Dessa maneira se utilizou instrumento de pesquisa o qual foi um questionário, aplicado com professores de Matemática da escola investigada. Analisou-se a posição dos professores em relação à importância do uso dos jogos digitais educacionais nas aulas de matemática. Portanto, verificou-se que os jogos digitais auxiliam o aluno a interpretar e entender a matemática. Dessa forma, a linguagem tecnológica passa a ser uma visão crítica do aluno. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |