A utilização dos jogos digitais no ensino e aprendizagem de matemática
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo principal verificar o auxílio das tecnologias na educação, em especial o jogo digital no processo ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. Os professores de matemática possuem dificuldades de associarem o jogo digital por serem imigrantes digitais. Alguns jogos digitais como o Tangram virtual são utilizados para o ensino da geometria, também o jogo digital o Vitral Quebrado, utiliza formas geométricas e desperta a atenção do aluno compreendendo o conteúdo, assim como Geoplano virtual e o jogo Torre de Hanoi os quais permitem ao aluno desenvolver estratégias para resolver problemas. Como fundamentação buscou-se literaturas que tratam sobre legislação e sobre jogos digitais educacionais. Dessa maneira se utilizou instrumento de pesquisa o qual foi um questionário, aplicado com professores de Matemática da escola investigada. Analisou-se a posição dos professores em relação à importância do uso dos jogos digitais educacionais nas aulas de matemática. Portanto, verificou-se que os jogos digitais auxiliam o aluno a interpretar e entender a matemática. Dessa forma, a linguagem tecnológica passa a ser uma visão crítica do aluno.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: