Desafios e possibilidades da articulação pedagógica em educação especial
Resumo
O presente estudo teve como objetivo compreender de que forma a gestão escolar contribui para articulação pedagógica entre o ensino comum e a educação especial nas escolas da rede pública municipal de ensino de Santa Maria/RS. Foi realizada uma pesquisa de métodos mistos em que foram unidas características de abordagens qualitativas e quantitativas. Contou-se com a participação de 42 sujeitos de pesquisa entre coordenadores pedagógicos e professores de dez escolas. Utilizou-se como instrumento para produção dos dados, dois questionários com questões objetivas com base na escala Likert, e ao mesmo tempo questões descritivas. A análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) foi norteadora do processo analítico, em que através da leitura e interpretação dos gráficos gerados pela tabulação dos dados constituíram-se dois eixos de análise: “gestão educacional” e “articulações pedagógicas”. Além das políticas públicas, os principais autores que contribuíram para estruturação do referencial teórico e das análises foram Lück (2006; 2009); Libâneo (2007); Honnef (2013); Capellini (2004) e Zanata (2004). Destacam-se como resultado a importância da reconfiguração da gestão das escolas do município para construir espaços de colaboração e compartilhamento de práticas pedagógicas, uma vez que momentos para reuniões pedagógicas estão sendo cada vez mais escassos e não formativos. Além disso, concluiu-se que investir na formação de professores para se (re)construir uma perspectiva de articulação pedagógica presente nas escolas é fundamental, o que poderá contribuir para a construção de uma percepção da própria área da educação especial de forma ampla, não reduzida ao atendimento individualizado.
Coleções
- Gestão Educacional [298]
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