Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorChagas, Nédilã Espindola
dc.date.accessioned2016-04-25T14:08:32Z
dc.date.available2016-04-25T14:08:32Z
dc.date.issued2011-10-24
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1509
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe research proposes from the studies in the áreas of Education and Discourse Analyse, na analyse of discurse from students of EJA concerning work. To the development this analyse are approach the concept of work, capitalism, more value and profit. Moreover, are mobilized conceptions of subject, discourse and interdiscurse, among others, Discourse Analyse of French affiliation, as well the concepts of study case according Robert Yin (2006). The research presents, at first a brief of Education history in Brazil, emphasing the purposes the professional teaching offered by government in the course of time until the recent propose of professional teaching, the research occurred for the applying a questionmaire to the students group from EJA, taking into consideration the similarities these students with the youngs and adults that are insertec in the teaching proposed by PROEJA. Then, analyse of Discourse from students of EJA concerning work, allows considerations as regard the concept that they have about work also their expectatives relating to the teaching and the society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectSujeitospor
dc.subjectEnsino de jovens e adultospor
dc.titleOs sentidos atribuídos ao trabalho no discurso dos alunos da EJA - (Módulo das Linguagens) de uma instituição estadual da comunidade de Santa Mariapor
dc.title.alternative"The feellng imput to the work in the discourse from students of EJA (code of languages) from Publlc Instiuition in the communit of Santa Maria"eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultospor
dc.description.resumoEste trabalho se propõe, a partir dos estudos nas áreas da Educação e da Análise do Discurso, uma análise do discurso dos alunos de Ensino de Jovens e Adultos sobre trabalho. Para o desenvolvimento desta análise é abordado o conceito de trabalho, capitalismo, mais valia e lucro. Além disso, são mobilizadas noções de sujeito, discurso e interdiscurso, entre outras, da Análise do Discurso de filiação francesa, bem como as noções de estudo de caso segundo propõe Robert Yin (2006). O trabalho faz, por primeiro, uma retomada da história da educação no Brasil, buscando dar ênfase às propostas de ensino profissionalizante ofertadas pelos governos no decorrer dos tempos. Desse modo, aborda a proposta mais atual de ensino profissionalizante através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos- PROEJA. O desenvolvimento do trabalho deu-se a partir da aplicação de um questionário a um grupo de alunos de EJA de uma escola da comunidade de Santa Maria, tendo por metodologia o Estudo de Caso e levando em consideração as semelhanças destes alunos com os jovens e adultos que se inserem no ensino proposto pelo PROEJA. Assim, a análise do discurso dos alunos de EJA sobre trabalho possibilitou considerações sobre o conceito que estes têm de trabalho e sobre suas expectativas em relação ao ensino e sua aplicabilidade à sociedade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples