Os sentidos atribuídos ao trabalho no discurso dos alunos da EJA - (Módulo das Linguagens) de uma instituição estadual da comunidade de Santa Maria
Resumo
Este trabalho se propõe, a partir dos estudos nas áreas da Educação e da Análise do Discurso, uma análise do discurso dos alunos de Ensino de Jovens e Adultos sobre trabalho. Para o desenvolvimento desta análise é abordado o conceito de trabalho, capitalismo, mais valia e lucro. Além disso, são mobilizadas noções de sujeito, discurso e interdiscurso, entre outras, da Análise do Discurso de filiação francesa, bem como as noções de estudo de caso segundo propõe Robert Yin (2006). O trabalho faz, por primeiro, uma retomada da história da educação no Brasil, buscando dar ênfase às propostas de ensino profissionalizante ofertadas pelos governos no decorrer dos tempos. Desse modo, aborda a proposta mais atual de ensino profissionalizante através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos- PROEJA. O desenvolvimento do trabalho deu-se a partir da aplicação de um questionário a um grupo de alunos de EJA de uma escola da comunidade de Santa Maria, tendo por metodologia o Estudo de Caso e levando em consideração as semelhanças destes alunos com os jovens e adultos que se inserem no ensino proposto pelo PROEJA. Assim, a análise do discurso dos alunos de EJA sobre trabalho possibilitou considerações sobre o conceito que estes têm de trabalho e sobre suas expectativas em relação ao ensino e sua aplicabilidade à sociedade.