Clínica saúde e educação: estratégias de cuidado com usuários de drogas
Resumo
Este trabalho tem como proposta apresentar alguns atravessamentos educacionais a partir de questões clínicas no âmbito do cuidado junto a usuários de álcool e outras drogas. Através de uma perspectiva clínica, pacientes, profissionais, familiares, equipe e quaisquer que sejam os agentes envolvidos inauguram estratégias clínicas educacionais. Por meio da análise de uma clínica da experimentação dos diários de campo construídos a partir das estratégias de cuidado com os usuários, a cartografia assume um momento de experimentação e invenção clínica. Com a cartografia foi possível pensar a clínica como atitude educacional, sem que isso deixasse de lado a sua relação com a saúde. A multiplicidade dos movimentos de vida impulsionada através das estratégias de cuidado potencializou um aprender com vontade (STIRNER, 2001) no qual coexistem terapeuta-aprendiz-paciente-professor. Aqui todos os envolvidos estabelecem múltiplos papéis, sem que isso dependesse exclusivamente de um reconhecimento formal. A abertura de espaço de invenção, para que o frequentador do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) pudesse experimentar novas possibilidades de cuidado, deu voz à potência de cuidador adormecido no paciente, outrora mero usuário de drogas – aqui se percebe a educação como horizonte de possibilidade.
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