Ensino híbrido na EJA: um mapeamento sistemático da literatura
Resumo
A presente pesquisa bibliográfica que tem por tema a utilização dos modelos de Ensino Híbrido em classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), traz como problema de pesquisa: Quais os modelos de Ensino Híbrido utilizados em classes de EJA no Brasil nos últimos cinco anos encontrados na literatura? O objetivo geral, portanto, foi realizar um mapeamento dos modelos de Ensino Híbrido utilizados em classes de EJA no Brasil nos últimos cinco anos encontrados na literatura. Como metodologia o estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa bibliográfica e sistemática, onde as buscas foram realizadas nas revistas RENOTE, RevEduc e Educação & Realidade com Qualis A1, A2 e B1. A pesquisa foi realizada com buscas em artigos publicados nos últimos cinco anos, utilizando a string de busca Ensino Híbrido e Educação de Jovens e Adultos, somente em Português. O resultado obtido foi reunir estudos que trazem esses assuntos, possibilitando uma ampla discussão através do mapeamento sistemático da literatura. O mapeamento foi conduzido no período de abril/2018 a setembro/2018 e reduziu-se a um total de cinco artigos. Conforme os estudos e leituras concluiu-se que todos os artigos são do Modelo Laboratório Rotacional, pois mistura o ensino tradicional a alguma tecnologia. Entretanto, para que esse modelo possa alcançar seu objetivo é preciso que a comunidade escolar, alunos e professores acreditem em seu potencial pedagógico e se envolvam efetivamente na proposta. Para tanto, permite-se afirmar que esse assunto, ainda recente, combinando as tecnologias e métodos podem fazer a diferença no cenário atual da educação.
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